Pular para o conteúdo

Itapira com Y

Antes de tomar uma profunda consciência sobre a importância da influência Tupi e Afro na nossa atual cultura brasileira me deparei com o Decreto de número 40, publicado em 1 de abril de 1890 pelo Governo do Estado de São Paulo. Tal ato legislativo foi para oficializar a alteração do nome da então Vila da Penha para Vila de Ytapyrá. Assim mesmo com 2 Y.

(…)
Ytapyra,
nome com que os indígenas designavam o rio que banha aquella povoação, por ser pedre­goso e abundante de peixe”

Isso ficou martelando em minha cabeça; seria somente uma alteração de letras? ou esses Ys tinham algum algo mais? Passei a estudar o Tupi Antigo, primeiro pelo pe Anchieta, passando pelo professor Emerson José Silveira da Costa, no youtube, e então, chegando ao professor doutor Eduardo Navarro e o curso de Tupi Antigo da USP. Assim, cheguei a 3 diferentes interpretações sobre o significado da palavra Itapira. Uma delas é que ela significa “pedra erguida”, por meio da composição entre os termos itá, “pedra”, e byra, “erguido”. Essa interpretação está baseada na forma como os indígenas observavam as formações rochosas da região; e é a tradução mais usual pelos conterrâneos.

Fotos e
informação

Itapira está localizada ao lado do Circuito das Águas paulista e do pólo industrial emergente do Sul de Minas Gerais.

Outra interpretação é que ela significa “ponta de pedra ou pedra pontiaguda”, por meio da composição entre itá, “pedra”, e pira, “ponta” ou “penhasco”. Essa interpretação está baseada no dicionário geográfico da província de São Paulo, de João Mendes Caldeira, que registrou os nomes e os significados das localidades paulistas no século XIX.

Uma terceira interpretação é que ela significa “rio dos peixes de pedra”, por meio da composição entre itá, “pedra”, pirá, “peixe” e y (ou i), “rio”. Essa interpretação está baseada na ideia de que os indígenas se referiam ao rio que cortava a região como um lugar onde havia muitos peixes com escamas duras como pedras. Essa é a interpretação mais adequada com as fontes tupi.

Esse estudo foi fundamental para a criação da coleção YTAPYRÁ, uma coleção que até a presente data, 21 de março de 2023, somam-se 12 obras de arte, realizadas sobre papel, A4, com uso de aquarela, lápis de cor e caneta hidrográficas, além de outros materiais de qualidade profissional. As peças estarão disponíveis na Vila do Artesanato de Itapira.