
Em memoria de um homem que enxergava a essência de cada pessoa, cuja sabedoria sempre foi utilizada para o bem de todos aqueles que batiam a sua porta.
Berranteiro, 2022
Rascunho virtual para o projeto de História e Memória da Defesa Agropecuária de São Paulo. No final acabou de tornado rico estudo dos arreios da lida campeira, e no projeto optamos por utilizar fotos históricas.
O peão segue sua toada, no anonimato, perdendo suas cores na poeira da estradão. A besta segue serena, forte e compassada. Montaria e berranteiro compõem um único ser, em plena sincronia, constante comunicação e atenção.
O cavaleiro e o cavaleiro, 2004
Esse também é um rascunho que deu muito certo. Com uma riqueza que detalhes que surgem da devoção a cultura caipira bruta, na vivencia, pensamento e modo de fazer.
Anos mais tarde, executou uma tela a óleo com essa imagem, em tons de preto e com menos detalhes; no entanto cavalo e cavaleiro são os mesmos; sob Sol, neste caso, e sob chuva, na parede da sala.
2004 foi o primeiro ano de João na escola agrícola, longe de tudo que conhecia, o desenho é resinificado e passa a ser objeto de estudo teórico e prático.
O confronto, 2005
Os cavalos sobre um tema importante, aqui é um estudo comportamental. O garanhão entendendo que a tropa deve se definir confronta um dos possíveis novos lideres.
O confronto equestre se dá pelo encerramento. Cabendo ao confrontado baixar cabeça e buscar seu próprio caminho ou enfrentar e lutar.
Mesmo que haja luta, a literatura reconhece que a liderança de uma tropa é matriarcal; o que coloca os equinos na esfera de animais com ritualística social.
A serie de equinos longa com aproximadamente 100 obras finalizadas, das mais variadas qualidade e alguns testes de materiais, mas a maioria é lápis sobre papel.