
As antigas comunidades rurais dependiam do senso de realidade das pessoas que compunham os grupos de trabalho. Assim nomeamos e classificamos personalidades de acordo com nossas necessidades e preferências pessoais. O convívio com animais evidencia que partilhamos de valores morais semelhantes, cada espécie reflete um determinado arquétipo. Dentre de todos os arquétipos e assimilações, a Honra, a Inteligência e a Beleza encontram-se devidamente equiparadas como média comportamental dos Equus.
Não devemos jamais subestimar a beleza e a inteligência das Corujas, como os gregos nos ensinam, mas não há honra em atacar sorrateiramente. Não negamos a honra e a beleza dos Cervos, mas não há inteligência em apontar armas. Os cervos foram os primeiros animais adotados pelos indo-europeus como manifestação comportamental das virtudes mais importantes para o desenvolvimento da humanidade; até estabelecerem comunicação com os equinos. Os cervos então ganham sua conexão com o saber das florestas, instintos primitivos e liderança.
Os bois, mais submissos, se consolidaram no trabalho com a terra e cargas pesadas. Os cavalos eram tanto companhia para o trabalho duro quanto para desfilar em voltas das praças públicas. Bons tecidos, cores vivas e os mais variados brincos, pulseiras e cintas completavam a graça dos fins de tarde.
A gente imigrante, mesmo que não vivencie ela própria a experiência com um cavalo, esse gosta está intrínseco em todos nós. João Marquezini teve contato, mas não tinha a ciência da História, mas a paixão é ancestral, a ligação incondicional e a comunicação é consciente. Não poderia ocorrer de outra forma, eram uma constante nos desenhos e se tornou o tema de seus primeiros estudos sérios sobre percepção e representação gráfica das coisas e do ambiente.
As obras estão concentradas entre 2004 e 2005 (com 16 anos de idade), mas já eram prática anterior e há alguns exercícios menos comprometidos depois. O tema voltará ao centro dos estudos em momento mais adequado. Por hora nos inspiramos nos primeiros estudos de desenho de João Marquezini dos nossos irmãos cavalos.