Pular para o conteúdo

Apresentamos Ytapyrá

Desenho de João Marquezini

Pelo trabalho artístico exalto a sabedoria da mãe itapirense que, serena, encara destemida o futuro desconhecido, orgulhosa de sua força pacifista e de sua disposição para defender seus filhos.

A presente alegoria estuda os símbolos milenares de Itapira, elevando aspectos das culturas dos povos originários e africanos, por meio da boa relação da humanidade com o todo. Rio branco são referências às boas águas; uma característica de todo o circuito nacional das águas. Montanha azul aspira o horizonte de montanhas que se mistura ao Céu, e na antiguidade esteve também ligada às machadinhas de pedras polidas. Peixe vermelho marca a abundância de peixes nos rios da região, em especial os vorazes Dourados; o vermelho também é uma referência ao próprio povo nativo forte, honesto e adornado.

A espada embainhada e amarrada expressa força em tempos de paz e harmonia. O escudo remete às antigas muralhas castelares, como força protetora e acolhedora. O vestuário da mãe representa sua capacidade para proteção da prole. Flores como desejo de purificação das leis e louros pela sabedoria popular são outros símbolos presentes na heráldica itapirense que fazemos questão de re-significar com essa coleção.

A coleção: Ytapyrá, a Guardiã das Belezas Naturais; materializa a diversidade cultural brasileira e suas nuances através de uma série de ilustrações únicas que ajudam a promover a conscientização ambiental, o respeito às diferenças individuais e a valorização da nossa rica cultura caipira.

Bandeira de Itapira

Que as águas nos tragam saúde,
que as montanhas nos protejam e
que o peixe nutra nossa alma.

Ytapyrá, 26 de Março de 2023.

João Marquezini