
Como admiradores da História, ter a oportunidade de trabalhar com a antiguidade, antes mesmo do ferro, é um privilégio. Assim, quando os servidores dos museus de Itapira convidaram nosso comissário para conversar sobre a primeira exposição sobre a pré-história itapirense somos energizados.
Em algumas semanas realizamos levantamento bibliográfico, que resultou na seleção de 15 referências, revisamos nossos próprios estudos e começamos a trabalhar com o texto base juntamente da curadora da exposição, Roberta. Com aprovação da Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira iniciamos os trabalhos para a realização durante a Primavera nacional dos museus com abertura aos 18 de setembro de 2023.
O princípio da consultoria histórica realizada pela organização Druida Caipira é estabelecer uma comunicação clara e contínua com os envolvidos sobre as questões de História e de Memória, fornecendo todas as informações relevantes e respondendo a quaisquer dúvidas que a curadoria possa ter, de forma a garantir a qualidade, efetividade e assertividade didática com o conteúdo apresentado.
- Plano museológico da exposição:
- Investigação de narrativas, artefatos e fontes;
- Investigação de especialistas, documentos e textos;
- Investigação de imagens, áudio e outras mídias didáticas;
- Suporte pedagógico e histórico:
- Supervisão pedagógica;
- Capacitação de trabalhadores;
- Atividades educativas;
- Representação técnica:
- Participação em reuniões, encontros e audiências públicas sobre a exposição;
- Compartilhamento da responsabilidade histórica e pedagógica da exposição Entre Pedra e Peixe;
- Avaliações das ações e resultados da exposição e suas atividades;
A identidade visual também foi elaborada pela nossa organização, seguindo as diretrizes da curadoria da exposição.

