Pular para o conteúdo

Lavoura Ilustrada: turma Ponteira

Entre montanhas, como rios, a cultura caipira floresce. Inspirados pelos trabalhos de Alfredo Volpi, com suporte na ciência e visão de futuro, a organização Druida Caipira se prepara para estrear a Lavoura Ilustra com a turma Ponteiro, composta por nove alunos em Itapira.

Descrição

A turma Ponteiro, da Lavoura Ilustrada, é formada por nove alunos de uma escola pública em Itapira. A iniciativa é realizada pela união da família, da organização civil e do serviço público.
As técnicas do desenho são exploradas com viés caipira, de forma que os participantes mergulharam na arte, e assim melhor compreender a vida no campo, o processo civilizatório e as outras coisas à nossa volta. Cada papel é uma oportunidade de prestar uma homenagem singela à nossa cultura, observando linha, forma e cor.

Descrição

Nossa organização conta com suporte pedagógico em sua estrutura interna. E tem a felicidade de contar com a estrutura e apoio da coordenação da Escola Estadual Pedro Ferreira Cintra, em Itapira. Inicialmente impactaremos 230 alunos, dos 570 matriculados; as informações socioeconômicas indicam típicas famílias brasileiras, com a felicidade de residirem próximos a escola, ao ponto de 73% dos alunos irem a pé, e 81% leva menos de meia hora no percurso; essa questão é fundamental, quando os oficinas ocorrerão fora do horário de aula. De forma a não prejudicar o andamento escolar dos mesmos e das suas respectivas turmas.

Encontros com os pais serão realizados após uma indicação dos professores da escola. Onde nossa proposta pedagógica, atividades e objetivos serão apresentados. Bem como os critérios mínimos para adquirir os materiais profissional de desenho, obtenção de certificado e exposição dos trabalhos artísticos produzidos.

Além da vontade de desenhar, para melhor aproveitar nossa Lavoura Ilustrada os participantes devem estar abertos a experimentar técnicas, repetir exercícios e desapego à perfeição. O desenho passa por caminhar entre nossas condições conscientes e inconscientes, trabalhando a realidade percebida pelos olhos e memórias de nossas mentes poéticas. Assim, ao desvendar os mistérios do desenho os participantes decifram melhor o código escrito, por exemplo.

Além de facilitar a compreensão sobre o português, os participantes da turma Ponteiro melhor perceberão a matemática aplicada e poderão usar esses conhecimentos para tomar decisões criativas para toda gama de problemas da civilização atual e futura. Assim, nossas oficinas são atividades multidisciplinares.

Bandeira Ponteira

Para comemorar a conclusão das atividades da turma Ponteiro, estamos preparando uma cerimônia para adequada certificação com uma exposição dos trabalhos selecionados para amigos, familiares e convidados ilustres. Além de trabalhos individuais, será apresentado obras de arte coletivas.

Clã Cavalo Branco

Os participantes que concluírem a turma Ponteira poderão participar do nosso programa de estudos contínuos de desenho caipira. Um grupo dedicado motiva os estudiosos, promove intercâmbio cultural e possibilita atualizar informações levantadas com as próximas turmas.

Comissário

João Marquezini, é o comissário da Lavoura Ilustrada e responsável pela organização Druida Caipira. Nascido entre lavradores de Itapira, acumula mais de quinze anos de serviços e estudos formais com arte, cultura e história; reunindo conhecimentos e vivências que possibilitam explorar as muitas nuances da inteligência humana.

É ilustrador por forma da condição de cego-das-letras (disléxico), onde o desenho serviu como complemento à leitura sobre agricultura. A relação entre letras e as imagens o levou a estudar Arte desde muito cedo. A arte por sua vez envolve mentalidades humanas e tudo foi se encontrar na promoção cultural, com base na História.

É Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes em 2006, hoje Instituto Federal do Sul de Minas. Antes mesmo de ingressar no ensino formal agrícola, já havia tomado para si a decisão de dedicar sua carreira ao ofício de seus avós. Aos 20 anos ingressa no serviço oficial agrícola da regional de Campinas, onde também funciona a sede estadual da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e aprende com os melhores sobre o sistema de vigilância epidemiológica no Estado de São Paulo. Atualmente atua em Itapira, da regional agrícola de Mogi Mirim.

É historiador pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por força de bolsas sociais da igreja católica (Sub Tuum Praesidium), em 2016. Formação que lhe esclareceu sobre sua cegueira-das-letras, e proporcionou uma nova visão sobre a organização da nossa sociedade. Vivenciou de forma profunda o movimento social, o desenvolvimento da arte urbana e atuou como agente cultural. O coletivo Sarau Cultural atingiu seu auge com a conquista do prêmio PROAC em 2017.Sua paixão pela cultura caipira e seu interesse em facilitar o processo de ensino-aprendizagem o levaram a explorar formas criativas para transmitir conhecimento em larga escala, que aqui se consolidam num projeto simples com grande impacto. Na infância vivenciou a fé e organização comunitária da pequena e extinta comunidade de lavradores em honra ao Senhor Bom Jesus, na adolescência aprofundando os trabalhos junto da Igreja atuou no corpo de catequistas e no começo da vida adulta teve experiência formal como educador ambiental para jovens de entidades de formação para o mercado de trabalho. Sempre realizou cursos extracurriculares. Atuou como executivo cultural de diversas iniciativas do Circolo Italo-Brasiliano, Sociedade M.M.D.C. e Sarau Cultural, de 2011 a 2018.

Base legal

A Constituição Federal em seu artigo 205 estabelece que a  educação é direito de todos e dever do Estado e da família; será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No artigo 206 registra a garantia sobre a liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; bem como o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

As oficinas da nossa Lavoura Ilustrada seguem princípios da formação livre, inicial e continuada; que é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB; Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996; alterada pelo Decreto nº 5154 de 2004.

A certificação formal está sujeita a frequência e processo avaliativo registrado pelos profissionais pedagógicos da organização Druida Caipira, em Itapira, SP

Contato

Preferimos contato via e-mail:

lavourailustrada@gmail.com

No entanto existem outras formas de contato disponíveis; o nosso sítio eletrônico:

sitioantigo.druidacaipira.org/LavouraIlustrada

Pedimos publicamente benção sobre a família do ramo agropecuário, padrinhos da turma Ponteiro da nossa Lavoura Ilustrada, em ação de graças.